Criada para desenvolver habilidades
de forma descomplicada e eficaz

3º Ano — Matemática — Volume 04

3º Ano — Matemática — Volume 03

3º Ano — Matemática — Volume 02

3º Ano — Matemática — Volume 01

3º Ano — Português — Volume 01

3º Ano — Português — Volume 02

3º Ano — Português — Volume 03

3º Ano — Português — Volume 04
Transformando
Desenvolvendo habilidades nos domínios afetivo, cognitivo e psicomotor.
A qualidade da educação básica, especialmente no Ensino Fundamental, écrucial para o desenvolvimento acadêmicoe pessoal dos estudantes. Nessa etapa, são desenvolvidas habilidades nos domínios afetivo, cognitivo e psicomotor. No entanto, redes de ensino enfrentam desafios no desenvolvimento de habilidades em Língua Portuguesa e em Matemática, essenciais para futuros aprendizados. Avaliações como SAEB, ENEM e PISA têm mostrado baixo nível de proficiência dos estudantes nessas áreas.


É essencial usar abordagens pedagógicas eficazes e interativas, além de garantir a formação contínua e valorização dos professores. Acesso a recursos educacionais atualizados e uma infraestrutura adequada também são fundamentais. Avaliação formativa e acompanhamento do progresso dos estudantes permitem identificar dificuldades e implementar intervenções personalizadas.O envolvimento de toda a comunidadeeducacional é fundamental para superar desafiose garantir que cada aluno alcance seu potencialem Língua Portuguesa e em Matemática.

Para ajudar na melhoria da proficiência leitora dos estudantes e, consequentemente, no desempenho da avaliação SAEB, apresentamos a Coleção Descomplica Saberes, da Saviesa Editora elaborada com o objetivo de contribuir para que professores possam trabalhar, por meio da resolução de itens, as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) previstas para o 3º, 4º, 5º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, alinhadas aos Descritores da Matriz de Referência do SAEB.
Esta coleção vai potencializar o trabalho dos os professores nesta nova organização do Ensino Fundamental, que busca priorizar a formação integral de estudantes críticos, capazes de ser protagonistas não só em suas jornadas escolares, mas também em suas histórias pessoais.
ENSINO FUNDAMENTAL
Etapa 1
(3º, 4º e 5º anos)
Etapa 2
(7º, 8º e 9º anos)
4 volumes por ano escolar
Ideal para ser trabalhado 1 volume por bimestre
8 capítulos por volume
Ideal para ser trabalhado 1 capítulo por semana letiva
15 capítulos por capítulo
120 atividades por volume
5 provas para cada ano
1 para cada volume + 1 com objeto de conhecimento das habilidades de todos os volumes da coleção, no modelo da prova SAEB

- Antes de cada capítulo, um diálogo com o professor + QR-Code para acessar um vídeo tutorial com diálogo com o professor, contendo sugestões para potencializar o letramento em Língua Portuguesa e em Matemática.
- Os vídeos apresentam, por meio de linguagem audiovisual, comentários complementares ligados à BNCC, orientações para a aplicação dos itens e para o desenvolvimento das habilidades trabalhadas em cada capítulo e os descritores alinhados a essas habilidades.
- Descrição dos conhecimentos prévios,descritores e habilidadesque serão trabalhados em cada capítulo.
- Box com identificação do descritor da atividade, o nível de proficiência e gradação do item e gabarito.

- Formação do professor.
- 32 vídeos tutoriais de língua portuguesa e 32 vídeos tutoriais de matemática para cada ano da coleção.
- 5 provas, no modelo SAEB, para cada ano da coleção.¹
- Revisão das provas com avaliação e detalhamento de desempenho das habilidades que deverão ser mais trabalhadas com os estudantes.²
- Suporte pedagógico, via e-mail ou vídeo conferência.
- Melhore a proficiência da sua rede, com a Coleção Descomplica Saberes, da Saviesa Editora.
Porcentagem de alunos com aprendizagem adequada no SAEB.
5° Ano do Ensino Fundamental
9° Ano do Ensino Fundamental
Rede privada
Rede total
Rede pública
Fonte: MEC/Inep
- 1
Conhecimento
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- 2
Pensamento Ciêntífico, Crítico e Criativo
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
- 3
Senso Estético e Repertório Cultural
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
- 4
Comunicação
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
- 5
Cultura Digital
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
- 6
Trabalho e Projeto de Vida
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
- 7
Argumentação
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
- 8
Autoconhecimento e Autocuidado
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
- 9
Empatia e Cooperação
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
- 10
Responsabilidade e Cidadania
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Fonte: BNCC
- Fornecemos o arquivo em PDF, impressão e aplicação de responsabilidade da escola.
- Serviço disponível, contratado à parte.